Para Lula, Trump 'inventa' terrorismo de olho na reeleição

O ex-presidente também chamou Jair Bolsonaro de 'lambe botas' de Donald Trump

por Victor Gouveia qua, 08/01/2020 - 11:51
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/ Arquivo Lula afirmou que os EUA 'vivem querendo atirar pedra no quintal dos outros' Júlio Gomes/LeiaJáImagens/ Arquivo

Na manhã desta quarta-feira (8), o ex-presidente Lula acusou os Estados Unidos (EUA) de 'inventar terrorismo' como uma tentativa fortalecer a escalada do presidente americano Donald Trump à reeleição. Ele também criticou a postura do Brasil em meio ao impasse entre os EUA e Irã, e chamou Jair Bolsonaro de 'lambe botas' de Trump.

"Os Estados Unidos gostam de criar confusão e de preferência longe do território deles. Não há necessidade de se inventar terrorismo no Irã", declarou ao portal Diário do Centro do Mundo.

Na visão do petista, os americanos "precisam de um inimigo sempre" e a execução do general Qasem Soleimani faz parte dos planos de Trump para se manter na Casa Branca. "Isso está me cheirando a campanha eleitoral", avaliou.

O ex-presidente mostrou-se contrário à posição tomada pelo presidente Jair Bolsonaro, visto que, o Brasil é reconhecido pela diplomacia apaziguadora e, para Lula, é considerado um 'construtor de harmonia'.

"Não é uma época para o Brasil se meter em briga internacional [...] O Brasil sempre teve uma política externa coerente e corajosa. Diferentemente dos EUA que vive procurando confusão, vivem querendo atirar pedra no quintal dos outros", afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores