Lula diz que o PT tem que estar na porta da igreja

"Foi pra isso que o PT nasceu e é por isso que ele é grande", declara o ex-presidente

por Jameson Ramos qua, 05/02/2020 - 16:31
Júlio Gomes/LeiaJá imagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJá imagens/Arquivo

 Diante da força que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem perante os evangélicos, que representou um peso significativo nas eleições de 2018, e continua sendo uma importante base de apoio para o governo, o ex-presidente Lula defende que o PT deve retomar a força. "O PT tem que estar na porta do banco, na entrada do trem, na porta da igreja, na internet. Foi pra isso que o PT nasceu e é por isso que ele é grande", escreveu o petista disse em entrevista a TV 247, nesta quarta-feira (5).

O ex-presidente já vem defendendo essa aproximação com os evangélicos desde o final do ano passado, quando foi solto. No dia 26 de janeiro deste ano, em entrevista ao UOL, o petista falou sobre o tema. "O que é a Igreja Pentecostal, hoje, no Brasil? O que eles representam? Já são 30% ou 35% da população religiosa. No começo do século passado era praticamente zero. O pentecostal tem uma linguagem fácil para conversar com o povo. Porque você tem de um lado o autor de todos os problemas, que é o diabo, e a solução toda, que é Deus", disse.

Lula afirmou na entrevista que quando estava preso assistia programas religiosos e constatou que a igreja entra tão forte na periferia porque quando a população está desempregada e necessitada a fé aumenta. "Eu acho que o papel do Estado é ser laico, não ter posição religiosa, mas o PT tem que entender é que essas pessoas (evangélicos) estão na periferia oferecendo às pessoas pobres uma saída espiritual, uma saída que mistura a fé com o desemprego", avaliou.

LeiaJá também

-> 'Devia ter brigado mais', diz Lula sobre impeachment

 

COMENTÁRIOS dos leitores