'Facada Fest' ganha cartazes e edições em outros Estados

O movimento ocorre após o pedido de investigação do evento de música punk que satiriza a imagem do presidente Jair Bolsonaro

por Victor Gouveia qui, 05/03/2020 - 10:37

Após a repercussão da crítica ao presidente Jair Bolsonaro nos cartazes do festival paraense de música Punk, 'Facada Fest', e a solicitação para investigá-lo sob alegação de atentar contra a honra do ex-capitão, novas edições do evento foram agendadas em outras regiões do Brasil. O show ganhou repercussão por satirizar a figura presidencial.

Replicando o teor ácido dos cartazes, a versão carioca do 'Facada Fest' foi marcada para o dia 14 de março, no bairro da Lapa. A arte traz uma caricatura de Bolsonaro vestido como Hitler, o governador Wilson Witzel (PSC) sendo açoitado pelo ex-capitão e o prefeito, o bispo licenciado da Igreja Universal Marcelo Crivella (Republicanos), pregando com dinheiro nas mãos. Ao fundo, a cidade aparece em chamas. Um dos organizadores do evento no Pará, Jayme Neto, explicou ao Buzzfeed que os cariocas não o consultaram sobre o evento, contudo, isso não seria um problema.

Também marcada pelo o dia 14 de março, a edição gaúcha ocorrerá em Caxias do Sul. O material de divulgação usa uma imagem de Bolsonaro, na época deputado, dormindo no Congresso Nacional. Ao lado, uma pequena foto de Adélio Bispo, o autor da famosa facada.

Em Araçatuba, no interior de São Paulo, um festival já estava marcado para o dia 18 de abril. Entretanto, o nome do evento foi alterado em apoio ao 'Facada Fest' original. "Aproveitando a ocasião da censura ocorrido com o pessoal de Belém-PA, decidi alterar o nome do evento como um ato de resistência a esse estado opressor e fascista", diz a descrição.

COMENTÁRIOS dos leitores