SC: Candidato com suástica em piscina será expulso do PL
Em nota, a legenda observa que “por não compactuar ideologicamente com o filiado” fará "o desligamento do mesmo"
O candidato a vereador na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, Wandercy Antonio Pugliesi será expulso do Partido Liberal (PL) e, assim, deve ter a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. O professor Wander, como é conhecido, é dono de uma casa com uma suástica nazista desenhada no fundo da piscina.
Em nota divulgada nessa quinta-feira (8), a legenda observa que “por não compactuar ideologicamente com o filiado” fará "o desligamento do mesmo".
“O Diretório Estadual do Partido Liberal em Santa Catarina desconhecia a filiação do candidato a vereador da cidade de Pomerode, Professor Wander, conduzida diretamente pelo órgão de direção municipal. Por não compactuar ideologicamente com o filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo. O partido reforça sua firme posição contra todo tipo de apologia à discriminação racial, religiosa e social”, observa o texto.
A filiação é um dos critérios de elegibilidade para os candidatos ao pleito. A suástica na piscina do professor Wander foi descoberta em 2014 pela Polícia Civil, mas ele não chegou a ser denunciado porque a polícia entendeu que ele não fazia apologia ao nazismo.