10% justificaram ausência no primeiro turno em SP
No caso da justificativa não ser aceita, eleitor será multado em R$ 3,51; prazo para justificar termina nesta quinta-feira (14)
Segundo levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE- SP), 9,1 milhões de eleitores não compareceram às urnas nas eleições municipais de 2020 em todo o estado. Desse total, 985.687 apresentaram justificativa, o equivalente a 10,75% do eleitorado.
Aqueles que ainda não justificaram a ausência, podem fazê-lo até esta quinta-feira (14), por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sistema Justifica, ou pelo aplicativo e-título, disponível nos sistemas Android e iOS.
No caso da justificativa não ser aceita, o eleitor será multado em R$ 3,51. O não pagamento pode ocasionar na impossibilidade receber salários em empregos públicos, obtenção de documentos, renovações de matrículas em locais de ensino público ou declaração de imposto de renda.
No site e no aplicativo, o cidadão poderá anexar um documento que comprove a ausência. Essa justificativa pode ser um comprovante de viagem ou um atestado médico. Ao considerar a pandemia do Covid-19, o TSE afirmou que só serão aceitas as justificativas que demonstrarem que a pessoa teve febre ou foi diagnosticada com coronavírus 14 dias antes das eleições.
De acordo com os dados do TER-SP, o estado de São Paulo teve 27,3% de abstenções nas eleições do primeiro turno em 2020. Na capital, o índice foi de 29,3%.