Políticos repercutem anulação das condenações de Lula
No Twitter, nesta segunda (8), políticos se manifestaram sobre a decisão do ministro Edson Fachin
Nesta segunda-feira (8), Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Devido à decisão, considerando que a 13ª Vara Federal de Curitiba não possuía competência para julgar casos do triplex do Guarujá, entre outros processos, Lula poderá novamente disputar as eleições.
Assim que a sentença foi divulgada, famosos, personalidades e políticos usaram as redes sociais para comentar o assunto. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se manifestou na sua conta do Twitter. "Queria ver a cara do Bolsonaro agora", escreveu a parlamentar, ao ironizar o presidente Jair Bolsonaro.
Em uma outra postagem, Feghali disparou: "Parabéns ao min. Fachin em tomar decisão correta, mesmo que tardia, anulando os processos de Lula em Curitiba. Essa posição já era defendida por vários juristas e desembargadores. Lula foi preso injustamente e agora retoma direitos políticos. Que venha a suspeição de Moro!".
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (DEM-AL) além de comentar a absolvição de Lula, falou sobre o ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro. "Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!"
Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!
— Arthur Lira (@ArthurLira_) March 8, 2021
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), pelo Twitter, avaliou a decisão como uma vitória importante. "A reconquista dos direitos políticos pelo Presidente Lula é uma vitória importante do campo progressista que fará diferença no fortalecimento da democracia e no futuro do Brasil", escreveu.
Nomes como Flávio Dino, Guilherme Boulos, Marília Arraes, e Manuela d'Avila também publicaram mensagens repercutindo a anulação das condenações de Lula. Diversos internautas colocaram o nome de Lula nos trending topics do Twitter.