Ciro Gomes: 'Lula deu pouco aos pobres'

Em novo vídeo, Gomes critica a postura de Lula e pede que o ex-presidente seja mais aberto às críticas

por Vitória Silva seg, 03/05/2021 - 11:51
Reprodução/Instagram O vice-presidente do PDT e futuro candidato reincidente à Presidência do Brasil, Ciro Gomes Reprodução/Instagram

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), publicou em seus perfis oficiais um vídeo intitulado de “Verdades Sobre Lula”, acompanhado de uma hashtag homônima, nesta segunda-feira (3). O tom de alfinetada se repete na nova crítica, na qual o pedetista tece comentários sobre o pilar mais forte do governo do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o apoio à classe média trabalhadora no país. Nas imagens, Gomes diz que “Lula deu pouco aos pobres” e que o petista deve mudar de postura e passar a ouvir aquilo “que não está acostumado”.

“Não estou aqui para fazer quem gosta de mim, gostar ainda mais. Nem para tentar convencer quem não gosta de mim, a passar a gostar. Eu quero apenas que você tenha paciência de escutar coisas que não está acostumado. Uma delas: o governo Lula deu pouco aos pobres e muito, muito mesmo para os ricos. Como o Brasil estava tão pouco acostumado a cuidar dos pobres, o pouco que Lula cuidou, pareceu muito. E como o Brasil estava há séculos acostumado a dar muito para os ricos, ninguém percebeu, nem estranhou que um governo dito de esquerda fizesse isso também. É preciso um novo modelo, que crie oportunidades de verdade para os pobres e para a classe média. Precisamos de um novo projeto nacional de desenvolvimento, que estimule todos os setores, todas as pessoas, sem exceção, a construir um novo Brasil”, disse o vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista.

No último sábado (1º), Ciro Gomes esteve com Lula e Guilherme Boulos (PSOL) em uma live, onde discutiram ideias, projetos futuros, a polarização prevista nas Eleições 2022 e, como ponto comum, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), unanimemente criticado.

Além da presença ativa nas redes sociais, Ciro tem buscado dar força à sua marca falando em “projeto nacional”, que também dá nome ao seu mais recente livro ‘Projeto Nacional: O Dever da Esperança’. Gomes, mais uma vez, mostra-se empenhado em disputar a presidência ao lado de Bolsonaro e também deve encarar Lula, em seu retorno como figura elegível. O centrista se projeta como parte da “terceira via” e tem se reunido com outras figuras do Centrão, buscando alianças.

COMENTÁRIOS dos leitores