Popularidade digital de Lula dispara e supera Bolsonaro
Índice elaborado pela Quaest Consultoria, mostra que Lula superou Bolsonaro no dia do depoimento de Ernesto Araújo na CPI
À frente nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais em 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera também as redes sociais, tendo superado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em popularidade na web. Segundo ranking elaborado diariamente pela Quaest Consultoria, batizado de Índice de Popularidade Digital (IDP), Lula superou Bolsonaro no dia 18 de maio, quando o ex-chanceler olavista Ernesto Araújo depôs na CPI da Covid-19.
Em 11 de maio, durante depoimento do ex-Secom Fabio Wajngarten, Bolsonaro estava com 83,38 pontos e Lula com 57,35. Após uma semana, o petista bateu 73,52 contra 72,89 do atual presidente.
No dia seguinte, 19, quando o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi ouvido pela comissão, o petista seguiu liderando o índice, com 72,23 contra 70,22. O campo digital foi um dos mais influentes nos resultados eleitorais dos últimos anos e também onde Bolsonaro montou sua campanha de 2018, que o levou à vitória.
“Lula continua sendo o candidato de oposição com melhor desempenho digital entre os concorrentes porque seu legado econômico foi forte, variável definitiva nas eleições presidenciais”, disse o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, ao site da revista Veja, que divulgou os dados neste sábado (22).
O estudo coleta dados em redes sociais e buscadores — como Twitter, Instagram e Google Search — e leva em consideração indicadores como o número de seguidores, a capacidade de promover engajamento e a quantidade de reações positivas às mensagens postadas. Com essas informações, a Quaest confere uma pontuação de 0 a 100 de cada presidenciável.