João Campos relembra trajetória de Ariano Suassuna

O poeta, que participava ativamente da política pernambucana, completaria 94 anos caso estivesse vivo

por Kauana Portugal qua, 16/06/2021 - 09:23
Fundarpe Ariano Suassuna faria 94 anos neste 16 de junho Fundarpe

Nesta quarta-feira (16), em uma postagem em seu Instagram, o prefeito do Recife João Campos (PSB) relembrou a trajetória do poeta, professor, dramaturgo, advogado, escritor,  amante e participante da política Ariano Suassuna.

“Se vivo estivesse, o mestre Ariano estaria completando hoje 94 anos. Bem humorado e autêntico, era um defensor da cultura popular, tendo sido o criador do Movimento Armorial. Sempre será uma referência para mim em vários sentidos, inclusive no amor que tinha pela sua terra e pela sua gente. Viva Ariano!” postou Campos.

Ariano, que marcou as páginas da história pernambucana, nasceu na Paraíba, mas mudou-se para o Recife logo após a morte de seu pai, João Suassuna. Na capital pernambucana, terminou os estudos no Ginásio Pernambucano e ingressou na Faculdade de Direito. A partir das inquietações despertadas na Academia e no cotidiano de histórico sertanejo, Suassuna entregou às palavras suas ideologias mais íntimas. Dentre elas, está a ligação com o socialismo.

“Se eu não acreditasse e não mantivesse a fé no socialismo no mundo inteiro, seria uma pessoa desesperada. Penso que é pra onde o homem caminha e isso a gente devia saber desde Cristo e os primeiros apóstolos”, disse o poeta. Este envolvimento político levou Ariano a desempenhar as funções de secretário de Educação e Cultura do Recife, de 1975 a 1978, e secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no Governo Miguel Arraes (PSB), de 1994 a 1998.

Nomeado presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2011, Suassuna participou também da gestão do então governador de Pernambuco Eduardo Campos, sendo seu assessor especial até abril de 2014, quando a articulação das eleições presidenciais tiveram início. Neste mesmo mês, em entrevista para O Globo, chegou a classificar Eduardo Campos como “o político mais brilhante” que conheceu.

Suassuna morreu em 23 de julho de 2014, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Confira, abaixo, a homenagem do prefeito João Campos:

 

COMENTÁRIOS dos leitores