Aos 73 anos, morre o ex-governador Joaquim Francisco

Político faleceu na tarde desta terça (3) no Hospital Português, no Recife, onde recebia tratamento contra câncer

ter, 03/08/2021 - 16:43
Chico Peixoto/LeiaJáImagens O ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco Cavalcanti. Chico Peixoto/LeiaJáImagens

 Na tarde desta terça (3), faleceu o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti, no Hospital Português, na área central do Recife. Aos 73 anos, o político recebia tratamento contra câncer na unidade de saúde.

Joaquim Francisco também foi prefeito da capital pernambucana, deputado federal e ministro do Interior, no governo de José Sarney. Ele deixa esposa e filhos.

Luto

Dentre os políticos que lamentaram o falecimento de Joaquim Francisco, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), frisou a importância do ex-governador na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco", destacou Coelho, por meio de nota.

Já o prefeito do Recife, João Campos (PSB), usou suas redes sociais para informar que decretará luto oficial de sete dias na capital pernambucana em respeito à morte de Joaquim Francisco. "De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor", escreveu Campos.

Embed:

A deputada federal Marília Arraes emitiu uma nota de pesar pela morte de Joquim Francisco e destacou que ele "era mestre na arte de conversar". "A capacidade de dialogar sempre foi uma das marcas do ex-governador Joaquim Francisco, que faleceu hoje. Uma vida dedicada a Pernambuco e a política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema. Em sua trajetória ocupou dezenas de cargos no Executivo (municipal, estadual e federal) e no Legislativo (estadual e federal). Foi prefeito do Recife por duas vezes, governador de Pernambuco, deputado federal e ministro do Interior. Toda minha solidariedade à família".

O líder da oposição na Alepe, deputado Antonio Coelho também lamentou a morte do ex-governador. "Foi com grande pesar que recebi a triste notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde, hoje, mais uma de suas importantes lideranças políticas. Um homem público ético, conhecedor dos problemas do nosso Estado, comprometido com o desenvolvimento do seu povo e com uma folha ampla de serviços prestados aos pernambucanos. O mesmo entusiasmo apresentava para defender os interesses dos brasileiros assim como o fez no papel importante que exerceu no período de redemocratização do Brasil como deputado federal constituinte. O diálogo e o debate de ideias sempre foram seus principais instrumentos em toda a sua atuação pública. É mais uma voz forte que nos fará falta. Na memória ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo.A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!".

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores