'Ciro continuará candidato', diz presidente do PDT

Ciro Gomes anunciou que estava suspendendo a pré-candidatura à presidência por causa dos votos do PDT a favor da PEC dos Precatórios

sex, 05/11/2021 - 11:35
Divulgação/PDT Carlos Lupi também disse ser contra a aprovação da PEC Divulgação/PDT

O presidente do PDT, Carlos Lupi, declarou que Ciro Gomes (PDT) continuará candidato a presidente da República em 2022. "O Ciro é candidato a presidente irreversível", disse Lupi à Globonews.

Ciro Gomes anunciou na quinta-feira (4) que estava suspendendo a sua pré-candidatura à presidência após 15 deputados do seu partido votarem a favor da PEC dos Precatórios, que foi aprovada em primeiro turno. O ex-governador do Ceará disse que foi uma "surpresa fortemente negativa" e que o partido não pode "compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas." 

"Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional", escreveu Ciro Gomes nas redes sociais.

A PEC dos Precatórios permite que o governo federal adie o pagamento das dívidas e assim consiga viabilizar o programa Auxílio Brasil, que deve substituir o Bolsa Família em 2022. A medida é criticada por ser uma forma de o governo não seguir a regra do teto de gastos, que restringe as despesas federais. 

Carlos Lupi destacou que Ciro Gomes ficou profundamente chocado com os votos do PDT e que a posição dele foi legítima. "Eu tenho certeza que isso vai se arrumar e até terça-feira nós teremos uma mudança", afirmou. O presidente do partido também criticou a PEC, alegando se tratar de um "cheque em branco para um governo desqualificado". "Estamos conversando com os nossos deputados, principalmente com o André Figueiredo, e tenho certeza de que vamos reverter isso", acrescentou.

COMENTÁRIOS dos leitores