Girão cobra sabatina de André Mendonça para vaga no STF
Eduardo Girão lembrou que nesta sexta-feira (19) se completam três meses da aposentadoria do ex-ministro Marco Aurélio Mello e, até o momento, a CCJ tem adiado a sabatina do indicado
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) cobrou da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a realização da sabatina do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Girão afirmou que a CCJ precisa cumprir sua função constitucional.
O senador lembrou que nesta sexta-feira (19) se completam três meses da aposentadoria do ex-ministro Marco Aurélio Mello e, até o momento, a CCJ tem adiado a sabatina do indicado. Para Girão, a falta de um ministro na Suprema Corte pode causar prejuízos irreparáveis à sociedade. Ele citou, como exemplo, o caso da votação sobre a prisão em segunda instância em 2016, em que foi mantida por apenas um voto de diferença.
"A consequência disso, segundo meu modo de entender (...) é o retrocesso, um dos maiores, no enfrentamento à corrupção e à impunidade dos poderosos, dos que se apossam do dinheiro e dos recursos públicos para gastar interminavelmente, sem medida. O que está acontecendo na CCJ é algo vergonhoso. Por que tanta resistência ao nome de André Mendonça? Será que é o seu perfil conservador? Será que é por causa da sua reputação ilibada? Será que é porque pode trazer novos ares, sem ativismo político?", declarou Girão.
*Da Agência Senado