Bolsonaro explica recusa à ajuda humanitária da Argentina
Através de suas rede sociais, o presidente colocou os motivos que levaram o governo federal a dispensar o auxílio dos argentinos
Nesta quinta (30), o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) usou suas redes sociais para justificar a recusa de uma ajuda humanitária oferecida pelo governo da Argentina no resgate de vítimas das chuvas na Bahia. Segundo o chefe de Estado, as Forças Armadas e a Defesa Civil já estão prestando o tipo de apoio oferecido pelos ‘vizinhos’ e o Brasil está “aberto” a doações internacionais.
A recusa do Governo Federal à ajuda oferecida pela Argentina não repercutiu bem nas redes sociais. Desde que o governador da Bahia Rui Costa (PT) falou sobre o tema, agradecendo ao governo argentino pela oferta, o presidente Bolsonaro tem sido alvo de críticas.
Nesta quinta (30), o chefe de estado resolveu dar suas explicações a respeito da situação. Em uma série de tuítes ele disse que órgãos nacionais já estão prestando os serviços que teriam sido oferecidos pelos argentinos, mas frisou que o governo federal está aberto à ajuda internacional. “Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito. O @govbr está aberto a ajuda e doações internacionais”.