YouTube remove vídeo de Malafaia falando em 'infanticídio'

Pastor já havia sido notificado pelo Twitter ao associar vacinação infantil contra a covid-19 com morte de crianças

por Vitória Silva qui, 13/01/2022 - 12:13
Divulgação/Associação Vitória em Cristo Pastor Silas Malafaia Divulgação/Associação Vitória em Cristo

Após o Twitter remover 11 publicações do pastor Silas Malafaia por fake news sobre a vacinação infantil, o YouTube tomou uma medida similar e tirou do ar um vídeo do empresário pelo mesmo conteúdo. A punição foi administrada nesta quinta-feira (13), por ferimento à política de uso da plataforma, que inclui regras específicas para informações sobre o coronavírus e a vacinação. Ao acessar o link do vídeo, o usuário se depara com a mensagem “Este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube”. 

Ontem (12), o canal oficial de suporte do YouTube no Twitter, TeamYouTube, respondeu a um internauta entre os milhares de usuários que estavam denunciando as publicações de Malafaia em tempo real. A hashtag “#DerrubaMalafaia” está nos tópicos em alta do Twitter há três dias. “Olá, obrigado pela informação. Estamos averiguando esta questão e levaremos isso adiante a partir daqui”, escreveu a equipe. 

O vídeo banido e as postagens excluídas estavam associadas, pois os tuítes levavam à “explicação” no YouTube, na qual o presidente de Assembleia de Deus Vitória em Cristo falsamente afirmava que a vacinação infantil é “infanticídio”.  

Captura de tela. Foto: Reprodução/YouTube

Além da comprovação da Anvisa, órgãos fiscalizadores de outros países, como Alemanha, Estados Unidos e Dinamarca, já liberaram o uso de imunizantes contra a covid-19 em crianças. Alguns estados brasileiros já devem começar a vacinar esse público entre os dias 17 e 19 deste mês. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em nota, reforçou que mais de 300 crianças já morreram por Covid-19 no Brasil e que o número de infectados aumenta diariamente, reforçando a necessidade da vacinação.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores