Com Danilo Cabral, PSB quer manter hegemonia em Pernambuco

Depois de tantas conversas e especulações, o nome do atual deputado federal foi confirmado para a manutenção do poder socialista no Estado

por Jameson Ramos seg, 21/02/2022 - 15:42
Julio Gomes/LeiaJá Imagens Paulo Câmara e Danilo Cabral Julio Gomes/LeiaJá Imagens

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (21) no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, com a participação de várias lideranças políticas, o nome de Danilo Cabral foi confirmado pelo PSB para disputar o Governo de Pernambuco. Com isso os pessebistas tentam manter a hegemonia no Estado que já dura 20 anos. 

Emocionado, Danilo, que atualmente ocupa o cargo de deputado federal, se disse pronto para a disputa e acredita que sairá vitorioso nas eleições deste ano. "A frente popular se reúne aqui para mudar os rumos que o Brasil está. Precisamos acabar com esse período duro que tem levado o Brasil a consequências danosas à população brasileira, com um conjunto de crises que tem jogado o povo brasileiro na miséria e, para isso, nós precisamos tirar o presidente Bolsonaro do poder e eleger o presidente Lula", revela. 

Até o momento, apenas o nome de Danilo foi confirmado para a cabeça de chapa. Quem serão os pré-candidatos para as vagas de vice-governador e senador ainda não foi definido. Segundo Cabral, tudo ainda está sendo construído pelo PSB e conta com a coordenação do governador de Pernambuco. 

"Paulo Câmara está dialogando com os 12 partidos que compõem a frente popular e vamos, de forma harmônica, encontrar um consenso entre eles para que a gente tenha uma chapa que de fato, com a indicação do candidato a senador e do vice-governador, represente a Frente Popular e o desejo que nós queremos de fazer avançar Pernambuco e derrotar Bolsonaro", salienta. 

Vale destacar que o ex-presidente Lula já disse que o PT, que abriu mão de lançar Humberto Costa ao governo estadual para firmar aliança com os socialista, tem o direito de reivindicar a vaga ao Senado. O deputado Carlos Veras, que é um dos nomes cotados para a disputa, confirmou que a vaga é do PT.

Danilo Cabral agradeceu ao senador Humberto Costa por ter retirado o seu nome da pré-campanha em prol da aliança entre os partidos no Brasil. “Agradecer esse seu gesto, de demonstração que tem responsabilidade com o Brasil e da reafirmação da unidade da Frente Popular. Você, que também estava com o nome para disputar o governo do Estado, que tem uma trajetória que poderia estar nesse lugar, como senador que você é, eleito e reeleito também pela Frente Popular de Pernambuco. Você poderia muito bem estar aqui agora, mas você abriu mão de tudo isso por um compromisso com o Brasil e por Pernambuco também”, agradeceu.

Humberto destacou que se juntou com a frente para dar apoio a Danilo e que o gesto de seu partido é pensando em Pernambuco. “Para dar seguimento ao projeto da Frente Popular, um projeto histórico que mudou radicalmente Pernambuco do ponto de vista econômico, político e social, mas também para que nós possamos resgatar para o Brasil um projeto político importante e que seja capaz de incluir milhões e milhões de pessoas que hoje estão à margem da economia, da cultura, da sociedade e da política de uma forma em geral”, diz.

O senador salienta que o gesto do PT, ao retirar “uma candidatura legítima e viável, foi feito em nome da unidade. Para juntarmos forças para de forma definitiva derrotarmos esse governo que nos envergonha internacionalmente, que conseguiu a proeza de trazer de volta a fome, o desemprego e o aumento da desigualdade e da miséria", assevera

Trajetória de Danilo

Filiado ao PSB desde 1990, sendo esse seu único partido até hoje, Danilo Cabral é natural de Surubim, já foi vereador, deputado estadual e três vezes deputado federal. Ele é servidor público de carreira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Ao longo de sua vida profissional, ocupou vários cargos públicos, entre eles o de diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Governo do Estado, diretor de administração geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e assessor do então secretário e governador Eduardo Campos. 

Assumiu também a diretoria geral do Tribunal de Contas de Pernambuco. Foi ainda secretário de Administração do Recife, coordenador de campanha que elegeu o então candidato Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco. Em 2007, assumiu a Secretaria de Educação do Estado. 

Em 2010, Danilo foi eleito Deputado Federal com 120.869 votos. De 2011 a março de 2014, assumiu a titularidade da secretaria das Cidades. De volta à Câmara Federal, Danilo foi membro titular da Comissão de Educação da casa. Em 2018, Cabral obteve 91.635 votos e foi reeleito deputado federal em Pernambuco no 1º turno das eleições.

COMENTÁRIOS dos leitores