A influência e os riscos das Fake News nas eleições

Neste dia 1 de abril, 'dia da mentira', advogado alerta para os riscos das informações falsas

por Camilla Dantas sex, 01/04/2022 - 19:32
Pixabay Em anos de eleições as fakes News se intensificam Pixabay

 A notícia falsa, mais conhecida como Fake News, é um dos maiores problemas da sociedade mundial. Mesmo que tenhamos o dia marcado como “dia da mentira”, esta sexta-feira (1), mas vale ressaltar que as mentiras podem gerar graves problemas e serem encarnadas como crime.

Em anos de eleições presidenciais, as fakes News voltam a ser debatidas, tendo em vista que uma boa parte da população busca informação por fontes não oficiais, que influenciam na decisão do seu voto. 

Como combater as Fake News? 

Segundo o advogado Sérgio Vieira, caso duvide se uma informação é falsa ou verdadeira, não compartilhe. Essa é uma ideia-chave cada vez mais comum nas redes sociais, no entanto, ainda parece ser pouco adotada. Além de existirem outras formas de desconfiar se aquela informação é falsa: desconfiar de manchetes sensacionalistas, verificar se a mensagem contém erros de português, se atentar a data da notícia, entre outros meios. As fakes news podem ser áudios de WhatsApp, fotos manipuladas ou fora de contexto, textos inverídicos, etc. 

Atualmente existe a Lei Federal n. 13.834/19 que prevê pena de dois a oito anos de prisão, além de multa, para quem fizer denúncia falsa com finalidade eleitoral, pude apenas Fake News relacionadas às eleições. 

Fake News e Política 

É muito comum notar que a desinformação é arma de diversos líderes políticos no Brasil. Segundo Sérgio, essa estratégia apesar de antiética, é eficiente para candidatos menos preparados ou com valores morais duvidosos. “Um grande componente da retórica política nacional vem sendo a desinformação. A fake News têm sido um papel muito importante nas campanhas eleitorais, pois os candidatos as utilizam para atacar, diminuir e desqualificar aqueles que consideram seus adversários. Algumas vezes também são utilizadas para propagar supostas vantagens e pontos positivos de seu programa político” alertou o advogado. 

Informações Seguras 

As principais formas de buscar informações seguras, são buscar dados em sites confiáveis, como portais governamentais. Pesquisar também se a informação está em sites de notícias verdadeiros.  

COMENTÁRIOS dos leitores