PE:concorrentes ao Governo herdam a vida política dos pais

Antes mesmo das propostas, já vimos que o parentesco do concorrente pode lhe render uma eleição

dom, 14/08/2022 - 08:00
Montagem Raquel Lyra e pai João Lyra. Anderson Ferreira com o pai Montagem

Do colo dos pais aos braços dos eleitores. A herança política é um dos principais atributos para atrair votos no Brasil. Na disputa ao Governo de Pernambuco, os principais candidatos são naturais de famílias com histórico político. 

Mais valioso que ter a candidatura apadrinhada, ser representante de uma família influente na política geralmente rende uma eleição com menos esforço. A mídia atraída por Jair Bolsonaro, antes de ser presidente, foi suficiente para eleger três filhos, dois no Congresso e um no Rio de Janeiro. Também como o nome do pai, João Campos conseguiu chegar na Câmara dos Deputados e ser conquistar a Prefeitura do Recife. A estratégia com o nome de Eduardo Campos foi tão eficaz que vai ser repetida pelo irmão mais novo Pedro Campos na campanha para deputado federal. 



Fernando Bezerra Coelho ao lado dos filhos na política/Ivaldo Reges

Na disputa pelo Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) é fortalecido pelo pai, o ex-líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho. O patriarca da Família Bezerra Coelho é sobrinho do ex-governador de Pernambuco Nilo Coelho e já foi Ministro da Integração do governo de Dilma Roussef, além de secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Eduardo Campos. Seu prestígio do Sertão de Pernambuco à Brasília conferiu a entrada de Miguel na Política e a eleição de outros filhos, o deputado federal Fernando Filho e o estadual Antônio Coelho.

 Manoel Ferreira entre os filhos André e Anderson/Divulgação

Oriundo de uma família que avançou na política pelo voto evangélico, Anderson Ferreira (PL) é filho do deputado estadual Manoel Ferreira, que está no seu oitavo mandato como deputado estadual. Ele também é irmão do deputado federal André Ferreira, um dos parlamentares mais alinhados a Bolsonaro e que foi escolhido como coordenador da campanha de reeleição do presidente em Pernambuco. 

 O ex-secretário de Planejamento de Paulo Câmara, Danilo Cabral (PSB) é filho do ex-deputado estadual Adalberto Farias Cabral. Seu pai também foi secretário do Recife, presidiu a antiga CTTU, e atuou como corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde passou pela Presidência. 

Raquel acompanhada do pai João Lyra Neto/Divulgação

 A chapa formada por Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) pode ser considerada a que carrega uma maior herança política. Raquel é filha do ex-governador João Lyra Neto, tem o jurista João Lyra Filho - reconhecido como Patrono do Direito Desportivo no Brasil - e seu bisavô foi o senador João Lyra Tavares.







 Priscila em campanha com Gustavo Krause/Divulgação

Sua vice candidata, Priscila Krause é filha do ex-governador Gustavo Krause. Ele também foi Prefeito do Recife e Ministro da Fazendo de Itamar Franco, além de Ministro do Meio Ambiente de Fernando Henrique Cardoso. 







Marília ao lado do pai Marcos Arraes/ Roberto Pereira

Embora seu pai não tenha ingressado em cargos representativos, Marília Arraes prioriza citar o avô Miguel Arraes em seus discursos. Ela é filha do advogado e ex-diretor da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) Marcos Arraes, filho do ex-governador. 

COMENTÁRIOS dos leitores