PE: veja o início das campanhas dos candidatos ao Governo

Período eleitoral foi oficialmente aberto nessa terça-feira (16)

por Vitória Silva qua, 17/08/2022 - 10:10
Divulgação Abertura das campanhas de Marília Arraes e Danilo Cabral Divulgação

Foi dada a largada: candidatos de todo o Brasil puderam dar início às suas campanhas nessa terça-feira (16), dia que marca a abertura do período eleitoral, conforme a legislação. Em Pernambuco, o dia foi marcado por caminhadas e comícios, com os postulantes indo ao encontro da população, ao lado de seus respectivos apoiadores. Confira, abaixo, como se deu a abertura nas diferentes frentes políticas pelo Governo do Estado. 

Raquel Lyra (PSDB) 

A campanha da ex-prefeita de Caruaru foi iniciada na cidade agrestina onde foi gestora por dois mandatos. Em seu discurso, Raquel deixou uma mensagem para os presentes. "Vamos fazer de Pernambuco um estado líder para o Nordeste e para o Brasil. Não estou aqui para uma aventura. Quando muita gente tem medo de visitar o povo, a gente chega com a mão cheia de trabalho, cheia de esperança", declarou Raquel. 

O ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, falou sobre a importância de uma governadora como Raquel. "Esse estado precisa de uma pessoa que tenha compromisso com nossa gente. Raquel vai devolver ao nosso estado o destaque no cenário político nacional", frisou. Outras lideranças políticas estiveram presentes no evento. Entre elas, Guiga Nunes, prefeito de Vicência, e o vice-prefeito de Vitória, Edmo Neves. 

Além deles, os candidatos a deputado federal, Bruno Ribeiro (PSDB) e Rodolfo Albuquerque (PSDB), e os candidatos a deputado estadual, Débora Almeida (PSDB), Carlos Braga (PSDB), Leo Salazar (Cidadania) e Mestre Damião (Cidadania). 

Danilo Cabral (PSB) 

O primeiro grande ato de campanha oficial do candidato Danilo Cabral foi marcado por uma longa caminhada pelas ruas do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Durante o ato, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lembrou a história e ações do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e cravou: "Não tenho dúvidas que, com a graça de Deus e a força do povo, Danilo será o próximo governador de Pernambuco". 

"Da onde Lula saiu pra mudar o Brasil foi de Pernambuco. E onde ele começou o seu governo foi em Brasília Teimosa. E é daqui que a gente vai dar o pontapé inicial pra fazer Danilo governador", conclamou o prefeito do Recife, também lembrando a largada para vitória do ex-governador Eduardo Campos, que iniciou sua gestão no Palácio do Campo das Princesas da comunidade Ilha de Deus, na Imbiribeira, em 2007. "Esse time daqui está pronto, vamos votar casado. O presidente Lula vai precisar de um Congresso Nacional decente e Danilo vai precisar de uma Assembleia Legislativa parceira", convocou o gestor municipal. 

Marília Arraes (Solidariedade) 

Através da coligação Pernambuco na Veia, Marília Arraes realizou um grande ato na comunidade da Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, no Recife, marcando o primeiro dia de campanha de rua. O grupo político é encabeçado pela candidata ao Governo de Pernambuco, por Sebastião Oliveira, candidato a vice-governador, e por André de Paula, candidato ao Senado. 

"Todas as campanhas que disputei, comecei a caminhada na comunidade de Roda de Fogo. Há um simbolismo muito grande em estar aqui hoje, não só porque Miguel Arraes andou por aqui, mas sim porque ele apoiou e valorizou a luta do povo", expressou a candidata do Solidariedade, homenageando o avô e ex-governador Miguel Arraes. 

Também estiveram na caminhada: Maria Arraes, candidata a deputada federal; Waldemar Oliveira, candidato a deputado federal; Dilson Batista, vereador do Recife e candidato a deputado federal; Luciano Duque, candidato a deputado estadual; Bira Ambiental, candidato a deputado estadual; Socorro Pimentel, candidata a deputada estadual; Aline Mariano, vereadora do Recife; Belarmino Vasquez, ex-prefeito de Tracunhaém; Fernando Lima, candidato a deputado federal. 

Anderson Ferreira (PL) 

Anderson Ferreira reuniu a imprensa em uma coletiva, na tarde desta terça-feira (16), no auditório do Mar Hotel, no Recife, e apresentou as diretrizes do plano de governo. Durante o lançamento do programa, que contou com a participação do candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL), e da candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), Anderson foi enfático e, em um discurso forte e direto, destacou que vai fazer em quatro anos o que o governador Paulo Câmara (PSB) e Danilo Cabral (PSB) não fizeram nos últimos oito anos.  

A apresentação das diretrizes marcou o primeiro ato da fase de campanha de Anderson ao Palácio do Campo das Princesas. O liberal salientou que o documento é “mais que um plano de governo, é um plano de ação”, e colocou no centro das prioridades o crescimento econômico do estado, ao reiterar que vai ser lembrado como o governador que mais gerou empregos na história de Pernambuco.  

Anderson fez questão de destacar que tem um lado, “o lado do bem”, e que está fechado com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que participou do evento por meio de vídeo, quando, em clima de campanha, pediu votos para Anderson e Gilson, e frisou que “vai trabalhar para trazer para o estado os recursos que Pernambuco precisa”.  

Miguel Coelho (União Brasil) 

O candidato a governador Miguel Coelho encerrou o dia inicial da campanha eleitoral em um reencontro com sua terra. Prefeito por dois mandatos, tendo a maior votação da história de Petrolina, Miguel escolheu fazer o primeiro grande comício da coligação “Pernambuco com força de novo” em sua cidade, na noite desta terça-feira (16). O evento reuniu milhares de militantes e lideranças políticas da capital do São Francisco. 

O candidato do União Brasil falou do simbolismo da arrancada de sua campanha a partir do Sertão. “Essa campanha era, para muitos, impossível. Diziam que sou o candidato mais jovem saindo do menor colégio eleitoral. Disseram que eu iria sair pequeno. Não tenho medo, sou da ‘Terra dos Impossíveis’, que transformamos nos últimos anos. Em 2016, eu tinha 2%, ninguém acreditava, e vencemos”, conclamou o ex-prefeito de Petrolina. 

A partir de agora, Miguel Coelho inicia a agenda por todo o estado. Depois de passar o primeiro dia no Sertão, o candidato a governador leva sua caravana para a região metropolitana. Nesta quarta (17), Miguel participa de caminhadas e atos populares no Recife e em Paulista. 

João Arnaldo (PSOL) 

O advogado popular João Arnaldo, do PSOL, que também já foi candidato a vice-prefeito do Recife junto a Marília Arraes, abriu sua campanha com uma "bicicletada". O evento foi feito junto a alguns companheiros de partido, como o pré-candidato a deputado estadual Ivan Moraes. A chapa de Arnaldo é composta por Alice Galbino, ambientalista e militante, candidata a vice-governadora. Já a indicada ao Senado foi Eugência Lima, ex-coordenadora da Juventude de Olinda e também militante. 

- - > LeiaJá também: ‘Pesquisa Ipec em PE: Marília Arraes lidera com 33%’ 

COMENTÁRIOS dos leitores