Suplicy foi o deputado eleito mais votado em São Paulo
O quociente eleitoral permitiu que Suplicy ajudasse o PT a obter mais assentos na Casa Legislativa
Eduardo Suplicy (PT) foi o candidato eleito mais votado para deputado estadual em São Paulo nestas eleições, com 807.815 votos. Com a vitória na Alesp, ele volta a ocupar o primeiro cargo que teve na vida política. O quociente eleitoral permitiu que Suplicy ajudasse o PT a obter mais assentos na Casa Legislativa.
De acordo com a projeção do Tribunal Regional Eleitoral, a federação PT, PV e PCdoB será a maior bancada da Casa do lado do PT, ambas com 19 assentos.
O petista eleito tem 81 anos. Foi deputado estadual pela primeira vez em 1978, pelo MDB, e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e, em 1982, foi deputado federal.
Suplicy chegou a perder a disputa para a Prefeitura de São Paulo em 1985 e, logo em seguida, foi derrotado para o governo do estado. No entanto, em 1988, foi o vereador mais votado da capital paulista e eleito o presidente da Câmara Municipal. Mas logo foi eleito para senador, em 1990, e ocupou a cadeira por três mandatos, até 2014, quando perdeu a reeleição.
Voltou à vereança em 2016 novamente como o vereador mais votado, com 301 mil votos, e reeleito em 2020 novamente como o vereador mais votado, com 167 votos.