Vantagem de Lula vira preconceito contra o Nordeste

Como em 2018, eleitores bolsonaristas fizeram ataques xenofóbicos e estimularam um boicote contra os estados da região

seg, 03/10/2022 - 13:04
Reprodução Representação do mapa do Nordeste com emojis de macaco e banana Reprodução

Com a apuração das eleições para Presidente ainda em andamento, nordestinos viraram alvo de ataques pelo resultado favorável a Lula (PT) no primeiro turno. Nesse domingo (2), o apoio massivo dos eleitores da região ao petista garantiu a vantagem para a próxima votação, programada para o dia 30. 

Vitorioso em todos os estados do Nordeste, Lula disparou com 12,9 milhões de votos a frente de Jair Bolsonaro (PL) na região. Como em 2018, parte dos eleitores bolsonaristas destilaram ódio e xenofobia contra nordestinos nas redes sociais. 

A região chegou a ser chamada de "Cuba do Sul" e "Venezuela 3.0" enquanto os internautas condenaram os nordestinos à fome e ao corte de investimentos federais. Também foi estimulado o movimento de separação dos estados do Nordeste do resto do país. "Tudo q eu queria era um movimento separatista do nordeste msm, q gente não precisa desses asquerosos n", escreveu um internauta. 

Apoiador de Bolsonaro na Jovem Pan, Rodrigo Constantino endossou o embate interno: "O país está dividido. Está dividido moralmente, entre os que defendem o ladrão e os que defendem o combate à corrupção. Está dividido geograficamente, entre o sul que produz mais para o PIB e o nordeste que recebe mais transferências estatais”. 

No Twitter, a página @nordeste131 reuniu alguns ataques preconceituosos. 

Embed:
   

COMENTÁRIOS dos leitores