Eleições: 21,31% dos eleitores de PE baixaram o e-Título
O aplicativo está disponível para ser usado no segundo turno
No primeiro turno das Eleições 2022, 21,31% dos eleitores de Pernambuco baixaram e se cadastraram no e-Título para votar, o que significa 1.495.567 pessoas usando o serviço. O Recife foi a cidade pernambucana na qual mais eleitores aderiram: 37,51% dos que foram às urnas tinham o aplicativo em seus celulares. O percentual da capital pernambucana está dentro da média das capitais nordestinas. Aracaju, em Sergipe, registrou 39,24%, sendo a cidade com maior volume de downloads e cadastramentos. No outro lado do ranking, está Fortaleza, com 32,19%.
Em Pernambuco, depois do Recife, em segundo lugar, está o Arquipélago de Fernando de Noronha, onde 34,89% dos eleitores inscritos nas seções eleitorais baixaram o app. Os municípios de Inajá (5,53%) e Manari (5,38%), no Sertão, são as duas cidades com os menores percentuais de download e cadastramento no e-Título em Pernambuco.
Além de baixar, o eleitor precisa cadastrar o aplicativo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que ele fique ativo e possa ser usado na votação.
O e-Título é a via digital do título de eleitor e entrega na mão do usuário todas as informações que ele precisa para votar com rapidez e segurança.
Os eleitores que não usaram no primeiro turno podem baixar o e-Título nas lojas de aplicativos Android e iOS caso queiram se beneficiar desse recurso tecnológico no próximo dia 30 de outubro, quando os brasileiros têm novo encontro com a urna. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral poderá utilizar o aplicativo para justificar a ausência, no dia da eleição, com utilização de geolocalização. O app ainda possibilita emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais. Quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode ainda utilizar o e-Título como forma de identificação.
RECIFE 37,51%
FERNANDO DE NORONHA 34,89%
OLINDA 32,47%
PAULISTA 32,08%
CAMARAGIBE 27,05%
GARANHUNS 26,50%
PETROLINA 25,91%
CARUARU 25,58%
JABOATÃO DOS GUARARAPES 23,38%
SÃO LOURENÇO DA MATA 21,55%
*Da assessoria