Bolsonaro enaltece política ambiental de sua gestão

Ao perguntar a Bolsonaro sobre o alto nível de desmatamento em sua gestão, Lula ouviu do presidente que as ocorrências diminuíram

sab, 29/10/2022 - 00:01
Renato Pizzutto/Band O presidente Jair Bolsonaro Renato Pizzutto/Band

A pauta do meio ambiente foi a escolhida pelo ex-presidente e candidato à presidência da República, Lula (PT), no quarto bloco do debate com o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) realizado pela TV Globo nesta sexta-feira (28). 

Ao perguntar a Bolsonaro sobre o alto nível de desmatamento em sua gestão, Lula ouviu do presidente que as ocorrências diminuíram. 'Teu governo teve 430 mil quilômetros quadrados por ano de desmatamento, fonte INPE. No meu governo foram 195 mil quilômetros quadrados por ano de desmatamento. Meu governo tratou melhor a questão do clima. O clima não é só Amazônia, tem outros pontos, tem a ver com outras questões que nós vamos discutir aqui, mas o que que tu acha dos números do meu governo e do seu governo?", indagou Bolsonaro. 

Em sua fala, o petista disse: "Ainda bem que eu trouxe Marina Silva neste debate e ela foi ministra, possivelmente a que ganhou mais respeitabilidade no mundo. O candidato sabe que nós reduzimos o desmatamento no Amazonas em uma década quanto apresentamos crescimento na agricultura", afirmou Lula. 

"Pegamos as empresas clandestinas de madeira e fechamos mais de um milhão de empresas de madeira ilegal. 659 pessoas foram presas incluindo funcionários públicos estaduais e federais", complementou.

Ele também disse que o "Brasil se tornou altamente respeitado na questão ambiental porque a gente fez cinco institutos do bioma para cuidar de todos sem distinção e eu quero perguntar e aproveitar é fazer a pergunta o que ele vai fazer".

Já Bolsonaro voltou a afirmar que o petista é mentiroso. "Vamos lá, os números dos desmatamentos. O rei da mentira (Lula), desmatamento no governo Lula foi de 20 mil quilômetros quadrados por ano, no nosso governo tá alto mas tá 11 mil quilômetros quadrados por ano, metade praticamente. Tem que diminuir, mas estamos nos esforçando para isso agora. Lula estou cansado de falar aqui: para de mentir, não dá para comparar os números do seu governo e do meu governo".

COMENTÁRIOS dos leitores