Prefeito é denunciado por ir a ato antidemocrático

O prefeito chegou a fazer oração com os manifestantes

sab, 05/11/2022 - 11:15
Reprodução O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) Reprodução

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi denunciado no Ministério Público do Estado de São Paulo e no Supremo Tribunal Federal (STF) por participar das manifestações bolsonaristas antidemocráticas contra o resultado das eleições de domingo (30). As denúncias foram protocoladas na quinta-feira (3). 

No STF, a representação foi feita junto ao inquérito das fake news. “O prefeito de Sorocaba não apenas conferiu mero apoio, mas atuou, ele mesmo, na qualidade de um dos organizadores do ato golpista ilegítimo, tendo realizado uma live com transmissão em todas as suas principais redes sociais, dando caráter de legalidade a um ato notoriamente ilegal”, diz o documento. 

De acordo com as representações feitas pelo advogado Raul Marcelo, há a menção de que podem ter sido cometidos crimes contra a instituição democrática. 

No Ministério Público, a denúncia foi feita para o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), que abriu um procedimento para investigar os bloqueios no Estado. 

O nome de Rodrigo Manga não constava em processos no sistema do STF até a sexta-feira (4). No entanto, vale ressaltar que o processo das fake news, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, tramita em sigilo. 

Ao G1, a Prefeitura de Sorocaba informou que o prefeito esteve no ato “como agente público, nem participando, nem incentivando”. “Em sua fala no local, como é possível conferir no vídeo de sua live nas redes sociais, o prefeito reconhece que se trata de uma manifestação em âmbito nacional e que a fiscalização da Rodovia Raposo Tavares, que se passa por Sorocaba, é de competência do governo do Estado. Entretanto, foi ao local para certificar-se pessoalmente de que as vias públicas estavam liberadas. Pronunciou-se publicamente em tom pacificador, acalmando os ânimos”, diz a nota. 

Participação no ato antidemocrático

O prefeito de Sorocaba participou do movimento bolsonarista na terça-feira (1º), na Raposo Tavares, em Sorocaba. Nas imagens, o gestor fala em vias “totalmente liberadas” durante a transmissão. Ele também enalteceu os manifestantes e chegou a fazer uma oração com os bolsonaristas.

COMENTÁRIOS dos leitores