Bolsonaro aciona STF contra Lula e Gleisi por ofensas
Bolsonaro alega crimes contra a sua honra
O presidente Jair Bolsonaro (PL) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para ser instaurada uma ação penal contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann.
Bolsonaro alega crimes contra a sua honra. Segundo o documento, Lula e Gleisi teriam usado comícios e propaganda eleitoral para "macular a honra" e ofender a reputação do presidente ao usarem termos como "genocida, miliciano, assassino, demônio e canibal".
Segundo o UOL, na petição foi citado um vídeo que tem imagens do comício que Lula realizou no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o líder petista teria responsabilizado Bolsonaro pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018.
Também cita que Hoffmann publicou em suas redes sociais em setembro supondo que o presidente seria o mandante do assassinato de Benedito Cardoso dos Santos, apoiador de Lula que foi morto após discutir com um colega sobre política.
A petição para instaurar uma ação penal contra os líderes petistas é assinada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, e foi encaminhada para a presidente do STF, ministra Rosa Weber. Ministro Nunes Marques foi designado como relator do caso.