Deputado pede fim do uso político da bandeira do Brasil
O deputado e tesoureiro do partido apresentou um projeto de lei na Câmara para evitar a banalização dos símbolos nacionais
O deputado federal por Sergipe e tesoureiro nacional do PT, Márcio Macêdo, apresentou um projeto de lei para proibir o uso político de símbolos brasileiros, como a bandeira e o hino. A intenção é evitar "eventuais desgastes" causados pelo contraste ideológico.
Macêdo quer que os símbolos nacionais sejam vedados para todos os partidos, inclusive a manipulação em peças publicitárias, para que não sejam banalizados e interpretados de forma contrária. O PL protocolado no dia 8 do mês passado chega a citar a Copa do Mundo e a representação da bandeira como um símbolo de união.
“É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas, até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira”, considerou o deputado.