GSI aguarda Bolsonaro nos EUA, após PR negar viagem

Equipe desembarcou nos Estados Unidos nesta quarta-feira (28)

por Vitória Silva qua, 28/12/2022 - 13:39
Divulgação/Flickr Palácio do Planalto O presidente Jair Bolsonaro, que deixa o Planalto em janeiro Divulgação/Flickr Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é aguardado pelo chamado “escalão avançado” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em Orlando, nos Estados Unidos. A equipe teria desembarcado no país na manhã desta quarta-feira (28), para receber o mandatário, que chegou a negar que faria a viagem. A informação de que Bolsonaro não passaria a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro já circulava há semanas e foi confirmada nos últimos dias. 

A informação da chegada do GSI a Orlando é da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, mas o trecho de autorização já consta no Diário Oficial da União (DOU). O mesmo veículo também repercutiu que o presidente derrotado está sendo pressionado e reavalia a viagem aos Estados Unidos. O avião da Presidência que levou a equipe precursora de Bolsonaro decolou de Brasília às 0h48 desta quarta (28) e fez uma escala em Boa Vista (RR) na madrugada. Por volta das 5h30, a aeronave partiu de Roraima rumo a Orlando, onde pousou por volta das 9h30 no horário local (11h30, em Brasília). 

Caso confirme a decisão de viajar antes de Lula assumir, Jair avalia fazê-lo até mesmo no dia 31 de dezembro (sábado), data limite para que possa usar o avião da FAB.

Período de isolamento 

Após críticas, inclusive do próprio eleitorado e aliados, Bolsonaro negou que viajaria aos Estados Unidos em um avião da Força Aérea Brasileira antes da posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023, mas a expectativa é que ele embarque na próxima sexta-feira (30). O presidente deve ficar na Flórida por tempo indeterminado, para um período sabático, em um condomínio de luxo. 

Trecho de autorização. Imagem: Reprodução/DOU

COMENTÁRIOS dos leitores