Raquel Lyra altera decreto sobre exonerações em PE
A governadora assinou um decreto nessa terça (3) que exonerou o quadro de servidores comissionados e em função gratificada do estado. Medida causou críticas e Raquel resolveu mudar o texto
Após a crítica pública de sindicatos, da sociedade civil e da classe política, a governadora Raquel Lyra (PSDB) comentou sobre o decreto que exonera praticamente todo o quadro de servidores comissionados e em função gratificada no estado. A gestora adotou um tom de mudança radical em seu terceiro dia no governo, mas a determinação foi recebida como o prenúncio de um eventual caos na administração.
LeiaJá também:
---> Exonerações: políticos reprovam decreto de Raquel Lyra
---> Raquel exonera cargos comissionados e gratificados de PE
Nas redes sociais, Raquel falou em reorganizar a máquina do estado e afirmou que está focada na Reforma Administrativa que será encaminhada à Assembleia Legislativa. Sobre o decreto, a governadora mencionou que o estado atravessa uma situação difícil e que vai fazer as coisas de "um jeito diferente" da gestão anterior. O novo secretário de Turismo, o ex-deputado Daniel Coelho, saiu em defesa da chefe.
Em uma nota emitida na manhã desta quarta (4), a Secretaria de Imprensa afirmou que o decreto foi alterado e reforçou que os cargos nas áreas essenciais, como as equipes gestores de unidades de ensino estadual, estão resguardados e que os serviços que envolvam atendimento ao público estão sendo priorizados.
"O decreto reflete a necessidade de adoção de medidas administrativas de início de mandato, típicas de um processo real de transição, no sentido de garantir as mudanças necessárias para o Estado", indica um trecho do comunicado.