Randolfe quer indiciamento de Jair após fala de Do Val

Ex-aliado de Bolsonaro alega que ex-presidente tentou articular golpe junto a outros governistas da época

qui, 02/02/2023 - 12:59
Waldemir Barreto/Agência Senado Randolfe Rodrigues, senador pelo Rede Sustentabilidade Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) afirmou, nesta quinta-feira (2), que a acusação feita pelo senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos) é "o que faltava" para indiciar Jair Bolsonaro (PL) "por atentar contra o Estado". O governista disse que vai pedir o recolhimento do depoimento de Do Val no inquérito sobre os atos golpistas, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O depoimento do senador Marcos do Val é muito GRAVE. E traz os elementos que faltam para pedir o indiciamento do ex-presidente da República por atentar contra o Estado. Por isso, iremos propor que seja recolhido o depoimento do senador no inquérito dos atos antidemocráticos”, pontuou.

Embed:


Do Val, um dos principais aliados do ex-presidente no Congresso, revelou que, após a derrota nas urnas, Bolsonaro arquitetou uma forma de dar um golpe para continuar no poder e disse também que outros congressistas tinham ciência do suposto plano. A iniciativa teria partido de Bolsonaro e do deputado Daniel Silveira (PTB) em reunião em 9 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada.

O objetivo era se aproximar do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para captar algo comprometedor que pudesse impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele afirma que denunciou a trama e alertou Moraes sobre a chamada pelo golpe, além de ter entregado à revista Veja mensagens que comprovariam as acusações. Após as revelações, sinalizou que pretende se afastar de suas funções como senador.

“Perdi a convivência com a minha família, em especial com minha filha. Não adianta ser transparente, honesto e lutar por um Brasil melhor, sem os ataques e as ofensas que seguem da mesma forma. Nos próximos dias, darei entrada no pedido de afastamento do senado e voltarei para a minha carreira nos EUA”, afirmou. 



LeiaJá também

- - > 'Marcos do Val acusa Bolsonaro de ter o coagido por golpe' 

--> 'Do Val diz que proposta de golpe veio de Daniel Silveira' 

--> 'Um a cada quatro congressistas do PL apoiou atos golpistas' 

 

COMENTÁRIOS dos leitores