Bolsonaro nega culpa em participação da crise Yanomami

No contexto de seu discurso, ele disse sem apresentar provas que o “problema” das terras Yanomamis não iniciou durante o seu governo, se retirando da responsabilidade da situação atual no território indígena

por Rachel Andrade seg, 27/02/2023 - 17:34
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens O ex-presidente Jair Bolsonaro Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em um discurso feito no SA Summit 2023, nos Estados Unidos, declarou que os povos “indígenas devem se integrar a nós, brasileiros”. A fala foi feita nesta segunda-feira (27) durante sua palestra no evento.

No contexto de seu discurso, ele disse sem apresentar provas que o “problema” das terras Yanomamis não iniciou durante o seu governo, se retirando da responsabilidade da situação atual no território indígena. “Eu lembro que, no passado, 1992. Um presidente do Brasil naquela época foi visitar um grande país, quando voltou, trocou o Ministro da Justiça, e esse novo Ministro da Justiça, a primeira ação dele foi assinar uma portaria para começar a demarcar a reserva Yanomami.”, ele contou. 

O presidente em atividade na época era Fernando Collor. O então deputado Bolsonaro foi contra a decisão, e apresentou um recurso que tramitou na câmara até 1995, quando foi arquivado.

O ex-capitão continua seu discurso se defendendo das críticas que vem recebendo desde o final do seu governo. “Tá na mídia agora, ‘índios morrendo’, ‘culpa do Bolsonaro’, é o tempo todo assim. Esse problema vem de tempo. Ora, se foi demarcado terra [sic], é pra ele viver a sua vida como sempre levou. Eu sou contra isso. Acho que o índio tem que mais… o indígena, é se integrar a nós, brasileiros.”, ele completou.

COMENTÁRIOS dos leitores