Advogada negra pode ser indicada para ocupar vaga no STF

A ministra de Igualdade Racial Anielle Franco defendeu publicamente que o presidente coloque uma mulher negra para ocupar uma vaga no STF

qui, 09/03/2023 - 20:20
Reprodução A advogada Vera Lúcia Reprodução

A advogada Vera Lúcia Santana de Araújo está na lista de prováveis candidatos à vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), que terá aposentadoria compulsória em maio, quando completará 75 anos. O nome para ocupar a vaga é indicado pelo presidente Lula (PT). A informação é do blog de Tales Faria, do Uol. 

O nome de Vera Lúcia entrou no páreo depois que a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco fez uma defesa pública para que Lula indique uma mulher negra para o STF. A fala de Anielle foi na quarta-feira (8), à GloboNews. No entanto, vale ressaltar que ela não defendeu, necessariamente, o nome de Vera Lúcia para ocupar a vaga. 

As chances de Vera Lúcia ocupar a cadeira não são, obviamente, só por ela ser negra. Ela é qualificada. Integrou uma lista tríplice enviada pelos ministros do STF ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), no ano passado, para uma vaga de ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, um documento assinado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, pelo Grupo Prerrogativas, e o Coletivo de Defensoras e Defensores pela Democracia, a Associação da Advocacia Pública pela Democracia, a Coalizão Nacional de Mulheres, entre outras entidades destacou que a indicação de uma mulher negra seria “a singular oportunidade de supressão da lacuna reveladora da baixa intensidade da democracia brasileira”.

O ministro do STF Edson Fachin também defendeu uma jurista negra no STF. “Quem sabe num lugar do futuro, colocará neste plenário uma mulher negra”. 

COMENTÁRIOS dos leitores