Florianópolis: Vereadores rejeitam título honorário a Gil

A decisão foi tomada em votação e a proposta é rejeitada pela segunda vez na Casa

por Rachel Andrade qua, 15/03/2023 - 12:18
Fernando Frazão/Agência Brasil Gilberto Gil já foi Ministro da Cultura Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmara de Vereadores de Florianópolis, em votação na última terça-feira (14), rejeitou a proposta de homenagear o cantor Gilberto Gil com o título de cidadão honorário da cidade. De autoria dos vereadores Afrânio Boppré (PSOL) e Carlas Ayres (PT), a ideia não foi aceita por oito votos a seis.

Essa é a segunda vez que a sugestão é rejeitada na Casa Legislativa. Em 2020 a proposta passou por votação e não contou com votos suficientes.

Em seu discurso para defender a negativa da proposta, o vereador Gilberto Pinheiro (Podemos), conhecido como Gemada, disse que “o único fato que liga o homenageado com o nosso município ocorreu em 1976, quando esteve aqui para fazer um show e foi preso por posse de entorpecente, em específico maconha”. Seu texto foi rejeitado pelos colegas, mas o argumento pareceu vencer na votação.

O projeto de Boppré e Ayres tinha como objetivo aproveitar a visita do ex-ministro da Cultura, que vai se apresentar no próximo dia 26, na ocasião do aniversário da cidade.

Gilberto Gil, além de cantor e compositor, é detentor de diversos títulos nacionais e internacionais. O imortal da Academia Brasileira de Letras é vencedor de quatro prêmios do Grammy, já foi nomeado artista pela paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), além de ter diversas outras honrarias em sua lista de conquistas na carreira.

COMENTÁRIOS dos leitores