Recife tem ato em memória às vítimas da ditadura militar

Manifestação aconteceu na Praça do Diário, na manhã deste sábado

sab, 01/04/2023 - 13:31
João Velozo/LeiaJáImagens Maicon Ferreira, membro do conselho deliberativo da APAP, discursando em ato na Praça do Diário João Velozo/LeiaJáImagens

A Associação Pernambucana de Anistiados Políticos em Pernambuco (APAP) realizou, às 10h deste sábado (1°), na Praça do Diário, um ato para relembrar os estudantes Ivan Rocha Aguiar e Jonas José de Albuquerque Barros, manifestantes mortos durante a ditadura militar.

Em 1° de abril de 1964, os dois estudantes foram assassinados na Avenida Dantas Barreto, após se manifestarem contra a deposição do então Governador de Pernambuco, Miguel Arraes. No ato deste sábado, foi realizada uma cerimônia para a troca de placas do memorial construído pela APA, em 2008, em homenagem aos dois jovens.

Maria de Lourdes, conhecida como Lurdinha da APAP, de 82 anos, que foi presa política durante a ditadura militar enquanto estava grávida de três meses de sua filha, esteve presente no ato deste sábado. Segundo ela, só foi possível descobrir onde estava presa dois meses depois. Apesar de idosa, Lurdinha ressalta a importância de permanecer frequentando os atos.

“É muito importante estar aqui. Esse ano sempre é lembrado. Hoje temos pouca gente, pois muitos já faleceram. Jurandir Bezerra, Antônio de Campos, que era o presidente, Figueiroa… são muitos que poderiam estar aqui, mas faleceram”, contou.

“Muitos têm medo de estar aqui, mas a gente continua lutando. Lutamos muito para que as pessoas tivessem direito à indenização para reparar os danos. Conseguimos e muitas pessoas receberam. Estamos aqui na luta e vamos continuar”, finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores