Após viagem à China, Lula desembarca nos Emirados Árabes

Lula chega a Abu Dhabi para negociar acordos comerciais e ambientais

por Guilherme Gusmão sab, 15/04/2023 - 14:40
Ricardo Stuckert Lula chegou a Abu Dhabi para negociar acordos comerciais e ambientais Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, neste sábado (15), nos Emirados Árabes Unidos, por volta das 7h15 (horário de Brasília), após viagem oficial à China. Em Abu Dhabi, o petista participa de uma reunião com o presidente do país asiático, xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

No encontro, os dois mandatários devem tratar de acordos comerciais, investimentos bilaterais e do meio ambiente. Segundo informações do governo brasileiro, o país localizado na península arábica, está entre os três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. 

Os empreendimentos de propriedade de fundos soberanos dos Emirados Árabes no Brasil incluem investimentos diretos em setores diversos, como mineração, infraestrutura, educação, imobiliário, aquisição de ações e entretenimento. Pelo lado brasileiro, cerca de trinta empresas estão presentes no país, entre elas a Embraer, Tramontina, Marcopolo, Vale, WEG, Copacol, BRF, JBS, Odebrecht e o Banco Itaú.

Em 2022, o comércio bilateral movimentou US$ 5,7 bilhões, uma alta de 74% na comparação ao volume de 2021. Os produtos agropecuários do Brasil correspondem a quase 60% das exportações aos Emirados Árabes Unidos. 

Entre os itens mais comercializados para o país asiático, estão as carnes bovina e de frango. O Brasil é o maior exportador no mundo de frango halal, produzido com base nas tradições e preceitos da religião islã.

Outro assunto discutido será o meio ambiente. A nação comandada por Mohammed Al Nahyan sediará a 28ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), no final do segundo semestre deste ano. Há investimento por parte do país em energias renováveis e no fim das emissões líquidas de gases de efeito estufa até o ano de 2050.

Esta é a terceira vez que um presidente brasileiro visita os Emirados Árabes Unidos. A primeira vez foi em 2003, no primeiro mandato do próprio líder petista. Além disso, em 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também visitou o país em viagem oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores