‘Bolsonaro paraguaio’ sobe nas pesquisas presidenciais

Cubas já protagonizou cenas polêmicas em relação a seus posicionamentos políticos, como em 2019, quando ameaçou matar “100 mil brasileiros”

por Rachel Andrade ter, 25/04/2023 - 19:28
Reprodução/Twitter Paraguayo Cubas é conhecido por seu posicionamento político de extrema direita Reprodução/Twitter

O candidato da extrema-direita às eleições presidenciais no Paraguai, Paraguayo Cubas (Cruzada Nacional), considerado no Brasil como o “Bolsonaro paraguaio”, subiu oito pontos percentuais na última pesquisa prévia, apresentada nesta terça-feira (25). A eleição acontece em todo o país no próximo domingo (30), e ele figura em terceiro lugar na corrida presidencial.

Cubas já protagonizou cenas polêmicas em relação a seus posicionamentos políticos, como em 2019, quando ameaçou matar “100 mil brasileiros bandidos”, durante uma ação policial paraguiai contra a exploração ilegal de madeira em território brasileiro. O caso aconteceu em uma fazendo no município de Minga Porã, Departamento do Alto Paraná.

O candidato já se declarou contra democracias em outros países, e tem levantado o debate da polarização política no Paraguai. Na frente dele nas pesquisas estão Efraín Alegre do Partido Liberal Radical Autêntico, e Santiago Peña, do governista Partido Colorado. Eles se encontram tecnicamente empatados, com 34% e 33%, respectivamente.

COMENTÁRIOS dos leitores