Deputado denuncia falta de medicamentos em Noronha

São 100 medicamentos em falta, desse total, 21 remédios são de uso controlado

qui, 04/05/2023 - 16:48
Felipe Soares O deputado estadual Gilmar Júnior Felipe Soares

São mais de cem os medicamentos zerados ou em número reduzido na unidade da Farmácia de Pernambuco que fica em Fernando de Noronha. Desse quantitativo, 21 remédios são de uso controlado. A Farmácia é administrada pela Secretaria Estadual de Saúde.

O deputado estadual Gilmar Júnior (PV) esteve na ilha no fim de abril e apresentou esse problema à Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco), por meio da indicação 1920/2023, que traz a lista completa dos remédios e notifica essa deficiência à referida secretaria e ao Ministério Público de Pernambuco. A indicação de Gilmar foi acatada pelos parlamentares e publicada no Diário Oficial. 

“Entendo que o papel da Secretaria Estadual de Saúde em relação à Farmácia é muito importante e amplo: de organização, gerenciamento, seleção, estoque, armazenamento, preparo, dispensação, administração e monitoramento. Só que esse trabalho não está funcionando como deveria! O estoque está com sérios problemas e quem depende de certos remédios controlados vai ter que esperar chegar. Esse tipo de falha não pode acontecer de jeito nenhum! Não bastassem as deficiências que já existem na prestação do serviço público de saúde na ilha, como a falta de profissionais e de equipamentos para exames!”, pontou o deputado, que é da área da saúde: enfermeiro e presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco). 

Vale destacar que Gilmar é autor de quatro indicações anteriores, voltadas para a melhoria da prestação do serviço público de saúde em Fernando de Noronha. Elas tratam sobre aquisição urgente de vacinas, contratação de médico pediatra e de médico do Trabalho para o Hospital São Lucas, aquisição de equipamento de diagnóstico de imagem e disponibilizava de avião de pequeno porte para salvamento aéreo (avião UTI). 

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores