'Cadê a merenda?': Raquel e Priscila são vaiadas em evento

Cobranças foram feitas por estudantes e outros participantes de inauguração do IFPE Paulista. Evento contou com o presidente Lula e comitiva federal

por Vitória Silva qua, 07/06/2023 - 12:55
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Raquel recebe Lula para inauguração do IFPE Paulista, no Grande Recife Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

O Governo de Pernambuco voltou a ser alvo de protestos, desta vez, em um evento de inauguração do novo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Paulista, no Grande Recife. A cerimônia aconteceu entre a manhã e a tarde desta quarta-feira (7), e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da primeira-dama Janja, do prefeito do Recife, João Campos (PSB) e outros políticos, incluindo uma comitiva federal. 

Com as aparições da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), os participantes passaram a gritar palavras de protesto, cobrando das gestoras a merenda dos estudantes. Os problemas com a falta de merenda nas escolas estaduais e também com a qualidade da alimentação têm cercado o Governo Lyra desde o primeiro mês de mandato. 

Para tentar contornar a deficiência na educação, Pernambuco levou um dos maiores repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para merenda escolar. Este ano, serão destinados aos pernambucanos R$ 233,3 milhões em recursos, um reajuste de 34,1% em relação aos valores de 2022.  

Quando chegou a vez da fala da governadora, no IFPE, ela foi cobrada também pela merenda, Lula fez o gesto de apoio ficando ao lado dela no púlpito e a governadora pediu que as pessoas a ouvissem.

Farmácia Popular

Na saudação à Priscila, também foram ouvidas diversas vaias. O mesmo aconteceu com Raquel Lyra, quando subiu ao púlpito no evento que aconteceu mais cedo no Recife, para o relançamento do Farmácia Popular. O público pediu que a governadora fizesse o “L”, em saudação ao presidente Lula, mas a gestora se recusou. Em vez disso, apenas sorriu, gesticulou um coração aos eleitores e cerrou o punho, agradecendo. 

*Com informações de Victor Gouveia

Embed:
 

LeiaJá também 

- - > ‘Após cerco do Centrão, Lula elogia Nísia Trindade’ 

- ‘Lula ressalta que cuidar da saúde do povo não é gasto’ 

- ‘João exalta Lula por reconstruir o que Bolsonaro destruiu 

 

COMENTÁRIOS dos leitores