Lula assume hoje comando do Mercosul de olho em acordos
Tema será discutido em cúpula de líderes do bloco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (4) da 62ª cúpula de líderes do Mercosul, na cidade argentina de Puerto Iguazú, ocasião em que assume o comando rotativo do bloco durante seis meses.
Seu principal desafio na presidência do Mercosul será destravar o acordo comercial com a União Europeia, que incomodou os países sul-americanos ao propor um documento adicional com punições em caso de descumprimento de normas ambientais.
Lula deseja resolver o impasse ainda neste ano, mas este não será o único tema em pauta. Em reunião dos ministros econômicos dos países-membros, o argentino Sergio Massa propôs a realização de trocas comerciais dentro do bloco através de uma moeda local.
"O uso de moedas locais, em tempos de crise, alivia a pressão sobre a utilização das reservas", disse o ministro.
Além disso, Argentina e Brasil tentam demover o Uruguai da ideia de negociar um acordo bilateral com a China, projeto que poderia inundar os países da região com produtos baratos beneficiados por isenções alfandegárias.
"O Uruguai finalizou um estudo de viabilidade com a China, que está esperando, assim como o Uruguai", afirmou o ministro das Relações Exteriores Francisco Bustillo.