Paraguai: Lula prestigiará posse de Santiago Peña

A cerimônia será realizada no dia 15 de agosto, em Assunção

por Guilherme Gusmão sex, 21/07/2023 - 19:19
José Cruz/ Agência Brasil O presidente Lula e o presidente eleito do Paraguai Santiago Penã José Cruz/ Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da posse do presidente eleito no Paraguai, Santiago Peña, que será realizada no dia 15 de agosto, em Assunção.

Em maio deste ano, o recém-eleito visitou o líder petista no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir o Tratado de Itaipu. 

Em abril, o economista de 44 anos, venceu a chapa encabeçada por Efraín Alegre, do partido de esquerda oposicionista Concertação Nacional por um Novo Paraguai. Dessa forma, mantém-se a hegemonia de 70 anos do partido conservador Colorado sobre o Executivo do país latino-americano.

Após o resultado da eleição presidencial, Peña, que é ex-ministro da Fazenda, agradeceu aos paraguaios que o escolheram para os próximos cinco anos de mandato. Agradeço a quem nos entregou seus sonhos, confiou neste projeto, depositou suas esperanças para que possamos melhorar. E nós vamos melhorar”, disse.

Na ocasião, Lula usou sua conta oficial no Twitter para parabenizar o presidente eleito: “Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade”.

COMENTÁRIOS dos leitores