Lula fica ao lado de Lima para evitar que ele fosse vaiado

Os dois estiveram na cerimônia de relançamento do Programa Luz para Todos

por Guilherme Gusmão sex, 04/08/2023 - 19:00
Reprodução/Instagram Wilson Lima Presidente Lula ao lado do governador Wilson Lima Reprodução/Instagram Wilson Lima

Em evento do relançamento do programa Luz para Todos, nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se colocou ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB-AM), para evitar que o gestor fosse vaiado por apoiadores da esquerda que estavam na plateia. Lima é conhecido por ter apoiado a campanha do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

O líder petista ao perceber que uma vaia ecoava no local contra o governador amazonense, se levantou e se posicionou ao lado de Lima, que apertou sua mão e o agradeceu.

Esta não é a primeira vez que o Wilson Lima é vaiado em discurso. Durante comício eleitoral em setembro do ano passado, que contou com a presença de Bolsonaro e de políticos da extrema direita do estado, o gestor pelo União Brasil desistiu de falar depois de ser vaiado nas diversas vezes em que seu nome era citado por participantes do evento.

Vale ressaltar que a primeira gestão do governador, entre 2018 e 2022, ficou marcada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, em que foi citado por ''falta de zelo e seriedade com a coisa pública'', comportamento que ''resultou na morte de milhares de pessoas no Estado do Amazonas'' durante a crise pela falta de oxigênio em leitos de atendimento a vítimas da pandemia.

Foi ainda denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de peculato e organização criminosa na compra de respiradores para as unidades hospitalares do Amazonas.

Mesmo com as polêmicas, Wilson Lima obteve 56,65% dos votos válidos no segundo turno, contra 43,35% de Eduardo Braga (MDB-AM). O atual governador venceu as eleições em 34 municípios do estado, incluindo a capital amazonense, enquanto o candidato derrotado, ganhou apenas em 28 cidades.

COMENTÁRIOS dos leitores