Alepe faz coleta de doação de sangue para ajudar o Hemope

Ação visa ampliar o estoque de sangue da fundação, que sofreu uma queda em torno de 30% da coleta em julho

seg, 28/08/2023 - 12:09
Acacio Pinheiro/ Agência Brasília Pessoa doando sangue Acacio Pinheiro/ Agência Brasília

Com o Slogan 'Salvar para Ajudar', a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (29), em parceria com o Hemope, coleta de doação de sangue para reforçar o estoque que abastece todo o estado. A campanha visa ajudar a melhorar o armazenamento de sangue da fundação, que sofreu uma baixa em torno de 30% na coleta de julho, além de estimular a prática de doação.

A Câmara de Vereadores do Recife e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também farão parte dessa iniciativa em favor da vida. Além dos servidores da Alepe, da Câmara do Recife e do TCE, a população interessada em ajudar pode participar do mutirão. Basta estar dentro dos critérios estabelecidos pelo Hemope, passar pela triagem da equipe médica e comparecer à sede da Alepe com documentação de identificação, na Rua da União, Boa Vista. A coleta de sangue funcionará das 8h30 às 16h com uma hora de intervalo para o almoço (12h às 13h). 

O mês de julho, por ser de férias escolares e comportar um número maior de cirurgias, sofre com uma redução significativa nas doações, comprometendo o estoque. Somente em julho deste ano, houve uma queda de 30% na coleta. A instituição é responsável por 80% da demanda transfusional do Estado e para atender essa necessidade precisa de doação diária. Cada bolsa de sangue coletada é capaz de salvar de três a quatro vidas. Segundo o Hemope, toda ajuda será bem-vinda.

Na semana passada, uma equipe da Hemope treinou servidores da Alepe para atuar como captadores de doadores de sangue. Durante todo o dia (das 8h30 às 16h) as equipes de profissionais do Hemope e os servidores treinados da Casa Joaquim Nabuco farão nesta terça-feira (29) a triagem e a coleta do sangue. Serão instaladas 10 cadeiras de captação de sangue na Casa Joaquim Nabuco.

CRITÉRIOS – Estão aptas à doação de sangue as pessoas a partir de 16 anos. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Já os adultos de até 69 anos precisam constar como doadores do Hemope. Os voluntários precisam ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde, comparecer alimentado, apresentar documento oficial com foto e não estar gripado. 

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores