Ministério anuncia investimentos de R$ 1 bi em PE

A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) para discutir sobre a criação de um grupo de trabalho e as prioridades do estado

por Victor Gouveia sab, 30/09/2023 - 12:54
Hesíodo Góes/Secom Ministro Silvio Costa Filho e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra Hesíodo Góes/Secom

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, nessa sexta (29), para formalizar a criação de um grupo de trabalho integrado para discutir ações no estado. O gestor apontou investimentos na ordem de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos, com foco nos portos do Recife e de Suape e dos aeroportos no interior.

“Foi uma reunião com as equipes técnicas do ministro e a nossa, já para criar um grupo de trabalho para permitir que os assuntos que tratam do seu ministério. Vamos nos encontrar semanalmente para poder tocar essas pautas. A boa notícia é que tem uma equipe que está afinada e a gente tem grandes oportunidades, quer pela decisão política do presidente Lula e pela sinergia com o Ministério, como também pelos nossos esforços”, afirmou Raquel.

Durante a reunião, a governadora deixou claro para o ministro que o Porto de Suape, no Cabo de Santos Agostinho, é prioridade para seu plano de gestão. “Vamos fazer investimentos no Porto de Suape desde novos terminais, como também dragagem para poder ampliar o escoamento da produção do Estado. No caso do Porto do Recife, a governadora quer potencializar para integrar o turismo. Em relação aos aeroportos, também temos algumas prioridades. A primeira é trabalhar para a Aena entregar, no fim do ano, o Aeroporto do Recife requalificado e ampliado. Além disso, a gente quer avançar nesses aeroportos regionais para fazer com que a gente tenha uma visão macro do Estado de Pernambuco”, pontou Silvio.

Estiveram presentes o secretário nacional da Aviação Civil, Juliano Noman, o diretor de programas do Mpor, Pablo Brandão, a secretária nacional de Portos, Mariana Pescatori, o chefe de gabinete do MPor, Thairyne Oliveira, além dos secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura).

 

COMENTÁRIOS dos leitores