Humberto diz que o PT pode se aliar a Raquel contra Campos

Apesar da aliança com o PSB ser prioridade, o petista disse que o PT busca mais protagonismo na disputa à Prefeitura do Recife

por Victor Gouveia sab, 14/10/2023 - 19:55
Júlio Gomes/LeiaJá O senador Humberto Costa participou da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJá

O senador Humberto Costa (PT) adiantou que a prioridade do partido para as eleições à Prefeitura do Recife em 2024 é apoiar a reeleição de João Campos (PSB). Com um dos quadros nacionais de maior influência no PT, o parlamentar deixou claro que a aliança depende de uma contrapartida da atual gestão, possivelmente a indicação do candidato a vice-prefeito.

Ainda sem um nome para acompanhar João Campos no palanque, Humberto disse, neste sábado (14), que o debate sobre o futuro do PT no Recife começa já nesta semana com a primeira plenária do partido.

Entre ser um cabo eleitoral de luxo e lançar uma candidatura majoritária, o senador pontuou sobre a manutenção da trajetória recente com o PSB. "Na medida em que nós tivemos juntos na eleição passada para Governo, Senado e com o presidente Lula, e como nós estamos no governo municipal, o natural é que a gente tenha uma aliança. Agora, é natural também, que nessa aliança, o PT seja considerado pela sua força política e como tal nós queremos ter protagonismo. Se esse protagonismo não foi reconhecido, aí o PT também tem condição de disputar com uma candidatura", avaliou.

Recentemente, o deputado estadual João Paulo (PT) aqueceu ainda mais esse cenário de incerteza ao indicar que seu partido poderia apoiar um candidato do bloco político da governadora Raquel Lyra (PSDB). Humberto endossou o discurso e, apesar de pontuar que ainda não há negociações, sustentou a hipótese de uma possível aliança com a oposição desde que o PT seja predominante. 

"Se o PT lançar uma candidatura e alguém quiser apoiar, inclusive a própria governadora, o PT não terá impedimentos para que isso ocorra", garantiu.

COMENTÁRIOS dos leitores