Lula conversa por telefone com presidente do Egito

Lula e Abdel Fattah al-Sissi concordaram sobre a urgência em se permitir ajuda da entrada de ajuda humanitária em Gaza

sab, 14/10/2023 - 17:55
Ricardo Stuckert/PR Lula disse que o Brasil deve enviar kits de medicamentos para as vítimas do conflito. Ricardo Stuckert/PR

Na tarde deste sábado (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi. Na ligação, o chefe de estado brasileiro solicitou apoio na retirada dos brasileiros que estão tentando sair da Faixa de Gaza.

Lula garantiu que os brasileiros resgatados serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito com destino ao Aeroporto de Arish assim que cruzarem a passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito. Além disso, o presidente brasileiro também ratificou a importância da criação de um corredor humanitário para saída de estrangeiros que querem deixar Israel e Palestina com destino a seus países de origem.

Os dois chefes de estado também concordaram sobre a urgência de se permitir a entrada de ajuda humanitária nas zonas de conflito. Nesse sentido, Lula disse que o Brasil deve enviar, dentre outros itens, kits de medicamentos. 

Em exercício da presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil garantiu que manterá atuação incansável para evitar um desastre humanitário ainda maior e o alastramento do conflito. Lula e Fattah al-Sissi também reafirmaram a defesa da solução de dois Estados e acordaram manter consultas frequentes sobre o conflito entre o Hamas e o Estado de Israel.

COMENTÁRIOS dos leitores