Confira nomes famosos da política que já foram vereadores

Conheça alguns nomes famosos na política local e nacional que começaram a carreira no Legislativo municipal

por Rachel Andrade ter, 17/10/2023 - 07:00
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) já foi vereadora no Recife Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Dos cargos eletivos para o Legislativo, o de vereador é o que reúne o maior número de políticos em todo o Brasil. Por se tratar de representantes que, entre outras funções, atuam na criação de leis municipais, milhões de pessoas se candidatam todos os anos para ocupar as cadeiras nas Câmaras Municipais, cumprindo as regras da democracia. Para marcar o Dia do Vereador, celebrado nesta terça-feira (17), veja alguns políticos de alcance estadual e nacional que começaram na carreira como legisladores municipais.

Silvio Costa Filho (Republicanos) 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

O atual ministro de Portos e Aeroportos foi vereador no Recife, eleito em 2004 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), assumindo o mandato no início de 2005. Apesar de não ter cumprido todo o período do cargo, por ter sido eleito como deputado estadual em 2006, ele se destacou na Câmara Municipal do Recife (CMR), considerado à época o melhor vereador da Casa.

Priscila Krause (Cidadania)

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

O início da vida política da vice-governadora de Pernambuco também se deu por meio da CMR, mas por um período mais longo. Krause foi eleita em 2004 com 8.376 votos pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL), que virou Democratas (DEM). Durante o mandato, ela chegou a presidir a Comissão dos Direitos Humanos da Casa, e também foi presidente do diretório municipal do Democratas. Ela, então, foi reeleita por mais dois mandatos, até concorrer a deputada estadual em 2014.

Professor Lupércio (PSD)

Foto: Alice Mafra/Prefeitura de Olinda 

Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o atual prefeito da cidade já cumpriu mandato eletivo como vereador do município. Eleito em 2008 pelo Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT), o político docente migrou para o Democratas (DEM), e depois para o Partido Verde (PV). Ele foi eleito novamente em 2012, mas não terminou o segundo mandato por ter sido eleito deputado estadual. Lupércio vai para 2024 no último ano do seu segundo termo com prefeito de Olinda.

João Paulo (PT)

Foto: Divulgação/Alepe 

Conhecido por seus mandatos como prefeito do Recife, de 2001 a 2009, João Paulo foi vereador na capital pernambucana por um curto período, de 1989 a 1991, ano em que assumiu pela primeira vez o cargo de deputado estadual.

Eriberto Medeiros (PSB) 

Foto: Divulgação/Alepe 

Eleito no último pleito como deputado federal, Eriberto foi vereador no Recife há mais de 20 anos, tendo exercido seu primeiro mandato de 2001 a 2004. Reeleito, continuou no legislativo municipal até 2008, quando seguiu na carreira política como deputado estadual. Atualmente, seu filho, Eriberto Rafael, é vereador na capital pernambucana. 

COMENTÁRIOS dos leitores