Vereadora organiza audiência sobre cannabis medicinal
O evento acontecerá na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28)
Com o intuito de discutir o uso da maconha no tratamento de pessoas atípicas e com doenças raras, a vereadora Elaine Cristina (Psol-PE) organiza uma audiência pública no Recife para explicar a temática através de uma ótica que vai além do recorte das violências e criminalidades. O encontro será realizado nesta terça-feira (28), a partir das 14h, no Plenarinho da Câmara Municipal da capital pernambucana.
A parlamentar foi a segunda pessoa em Pernambuco a receber a autorização para plantar maconha em casa para produzir remédio para o seu filho, o João Pedro. O adolescente, de 13 anos, tem heminegalencefalia, que é uma rara malformação cerebral que envolve o crescimento, anormalmente maior, de um hemisfério cerebral.
A liminar, expedida em 2020 pela 36° Vara Federal do estado, fez com que as crises convulsivas e outros sintomas provocados pela doença diminuíssem através da permissão do tratamento com a maconha. O evento na Câmara do Recife irá informar sobre o uso da maconha no tratamento das atipicidades, no controle de dores crônicas e no gerenciamento de sintomas debilitantes em pacientes com câncer e distúrbios neurológicos. Além disso, abordará o assunto em casos de inflamação, epilepsia refratária e no tratamento dos distúrbios de ansiedade e depressão.
Atualmente, estudos estão sendo conduzidos para explorar o papel do óleo da maconha no tratamento de doenças neurodegenerativas, como a doença de alzheimer e a esclerose múltipla. Exemplo disso, são as pesquisas realizadas pelo Ambulatório Cannábico, no Serviço Integrado de Saúde (SIS), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).