8/01: Ciro Gomes critica ato do governo pela democracia

O ex-presidenciável apontou que a tentativa de golpe de 8 de janeiro está sendo explorada politicamente

seg, 08/01/2024 - 13:16
José Cruz/Agência Brasil Ciro Gomes concorreu à Presidência nas últimas eleições José Cruz/Agência Brasil

Um ano após a invasão à Praça dos Três Poderes contra o resultado das eleições, nesta segunda-feira (8), Ciro Gomes (PDT) apontou que o evento vem sendo explorado politicamente ao invés de ser investigado de forma adequada.

O Governo Federal realiza uma cerimônia à tarde, no Congresso, para reafirmar a defesa de democracia. Além do presidente Lula (PT), ministros e governadores, são esperados representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Em seu perfil nas redes sociais, Ciro Gomes cobrou uma investigação mais rigorosa para identificar financiadores e outros envolvidos na tentativa de golpe. Ele indicou que há mais esforço político em explorar o evento do que punir os invasores.

Embed:

Nesta segunda (8), a Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar pessoas que estimularam ou custearam o ato golpista. Na ação, foram expedidos 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

Com um canal aberto de denúncias, a investigação se desdobrou em 22 fases e rendeu, pelo menos, 117 mandados de prisão temporária e preventiva e outros 317 de busca e apreensão.

 

COMENTÁRIOS dos leitores