Brasil é campeão em impostos de telecomunicações, diz ONU

Segundo agência, impostos estaduais são os que mais pesam na conta

idgnowpor Nowdigital sex, 16/09/2011 - 11:20
Flickr: Zetotal De centavo em centavo, a sua conta fica bem mais cara Flickr: Zetotal

O Brasil realmente paga muito caro por seus serviços de telecomunicações. Segundo o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, nosso país simplesmente “tem os maiores impostos locais do mundo no setor e isso prejudica a sua imagem”, segundo informações divulgadas pela Agência Brasil.

A UIT é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, trabalhado na melhoria da infraestrutura de telecomunicações junto a países em desenvolvimento. No Brasil, a agência tem um escritório desde 1992.

De acordo com Touré, os altos preços cobrados pelo setor não ocorrem por causa do valor exigido das operadoras nem dos impostos federais, mas pelos impostos estaduais que incidem sobre os serviços. O especialista citou casos de países como Bangladesh e Paquistão, onde os impostos, que eram considerados muito altos, foram reduzidos, mas a receita não caiu porque o uso dos serviços aumentou.

De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (15) pela UIT, os brasileiros gastam cerca de 4,8% de sua renda com o pagamento de serviços de comunicação, o que coloca o Brasil em 96º lugar em uma lista que classifica 165 países, de acordo com o preço dos serviços de telecomunicações, em relação à renda per capita.

Touré também destacou a “oportunidade única” que o Brasil terá com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que vão aumentar os investimentos em tecnologia da informação.

COMENTÁRIOS dos leitores