Agência Brasileira e NASA firmam acordos de cooperação

Projeto prevê estudo conjunto da camada e ozônio e do clima terrestre

por Belenos Govannon qui, 27/10/2011 - 19:34

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Nasa, agência aeroespacial dos Estados Unidos, firmaram dois acordos de cooperação científica, nesta quinta-feira (27). O encontro para a assinatura dos documentos de oficialização aconteceu em São José dos Campos (SP), na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e contou com a presença do diretor geral da Nasa, o ex-astronauta Charles Bolden, e Marco Antonio Raupp, diretor da AEB.

A parceria visa estudar o estado da camada de ozônio e o regime de chuvas ao redor do planeta, através do programa Medidas Globais de Precipitação (GPM, na sigla em inglês), criado em parceria com a agência espacial japonesa (Jaxa). Os dados coletados devem ajudar a entender as variações recentes na temperatura e no clima.

Por enquanto, a equipe brasileira envolvida do projeto vai apenas analisar os dados coletados pelos satélites do programa GPM, mas a expectativa é que o instituto brasileiro produza um satélite para o programa e coopere na criação de um “Observatório Global do Ecossistema Terreste” usando uma tecnologia de desenvolvimento nacional capaz de “ler” a composição química do solo.

Caso saia do papel, o conceituado Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, entrará como parceiro no projeto, mas aval só deve sair no começo de 2012.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores