Projeto prevê uso de carros elétricos em Noronha

Modelo que será usado está exposto no centro do Recife, para visitação

por Belenos Govannon sex, 11/11/2011 - 14:33
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

O Recife está sediando, nesta sexta-feira (11), o 13º Congresso Nordestino de Ecologia. Entre várias atividades, como palestras, debates e minicuros, o evento expõe Edra Aris, um protótipo de carro 100% elétrico que servirá de pontapé inicial para a troca de toda a frota automobilística de Fernando de Noronha para carros não-poluentes.

Desenvolvido pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), em parceria Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), e fabricado pela companhia paulista Edra Automotores, o modelo atinge velocidade máxima de até 110 km/h e tem autonomia para percorrer até 120 km com uma única carga de bateria, que pode ser recarregada numa tomada comum de 110v/220v. O motor de 18 Cv e 18.000 RPM impulsiona o carro de 0 a 60 em 5 segundos, se tornando uma alternativa ideal para ambientes urbanos, que não exigem muita potência dos veículos.

Só para comparação, o custo de locomoção a cada 100 km, no modelo elétrico exposto na CNE, é de pouco mais de R$ 4, levando a tarifa elétrica doméstica, sem incentivos fiscais. Em um carro movido à gasolina, faz em média 15 km/l, e com o preço da gasolina, na melhor das hipóteses, custando R$ 2,40, são gastos 4 vezes mais em combustível. Porém, para Carlos André Cavalcanti, superintendente técnico da Semas, a maior vantagem é a menor emissão de gases poluente. No entando, o Semas não informou o preço de mercado do modelo — veículos elétricos costumam ser mais caros que modelos semelhantes movidos à combustão, devido à demanda muito inferior.

A ideia da Secretaria é, nos próximos anos, substituir toda a frota de Fernando de Noronha e, em seguida, inserir táxis totalmente elétricos da Região Metropolitana do Recife e incentivar cidadãos a adotar a tecnologia. No entando, o projeto esbarra num ponto deficitário do arquipélago: a oferta pequena de energia elétrica, sendo necessário reforçar a matriz energética que receberá a nova demanda.

A exposição do veículo acontece até esta sexta-feira (11), na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), na Avenida Conde da Boa Vista, 921, bairro da Boa Vista, entre 8h e 18h30.

COMENTÁRIOS dos leitores