Sky lança primeira banda larga 4G do Brasil
Por enquanto, serviço está disponível apenas no Distrito Federal
A SKY anunciou, nesta terça-feira (13), o lançamento do seu serviço de banda larga, que usa exclusivamente a tecnologia de conexão wireless 4G no padrão TD-LTE (Time Division Duplex Long Term Evolution). Essa é a primeira oferta de banda larga móvel de quarta geração no mercado brasileiro.
Apesar de ser um padrão para conexões móveis, a empresa deve oferecer apenas conexões fixas — através de modens/roteadores, não em aparelhos celulares —, por questões de licenciamento. Segundo Luiz Eduardo Baptista Rocha, CEO da SKY, a empresa não está “considerando fazer nenhuma oferta móvel no momento”. Contudo, a plataforma utilizada permite oferecer conexões móveis.
Inicialmente, apenas o Distrito Federal terá cobertura, com pacotes de 2 Mbps e 4 Mbps, por R$ 79,90 e R$ 99,90 mensais, respectivamente — tanto para clientes do serviço de TV por assinatura quanto não-clientes. Em 2012, a empresa deve começar a atuar também em outros cidades ondem já está licenciada para operar na frequência de 2,5 Ghz, como Goiânia, Belo Horizonte, Vitória, Porto Velho e Uberaba.
Esta é a primeira vez que o padrão TD-LTE — baseado no desenvolvido pela Nokia Siemens Networks e promovido pela operadora China Mobile — é utilizado na América Latina. Segundo Eduardo Araújo, diretor da NSN para América Latina, “a empresa está comprometida com o ecossistema global LTE e com a adoção da tecnologia 4G globalmente”. “O Brasil é um dos nossos mercados prioritários”, completou.
*Com informações da Computerworld